5 dicas de segurança para a sua empresa que fazem a diferença

Certamente a segurança no ambiente de trabalho é um ponto fundamental, em todos os sentidos, pois, além de haver diversas normas e regulamentações que ditam regras para às instalações e manutenções, a falta de cuidado com a segurança leva a acidentes, atingindo os colaboradores ou os equipamentos da empresa.

Para que isso não ocorra, separamos 5 dicas de segurança para a sua empresa, e nelas vamos apontar alguns procedimentos comuns e cuidados com a rede elétrica no momento da construção.

O que são instalações elétricas

A rede elétrica é abastecido no ponto comercial, e distribuído interno por condutores elétricos, isolamentos e proteções. As instalações elétricas são definidas em: comerciais, industriais e prediais.

As instalações prediais são as mais simples, sempre dotadas de terminais para ligação de eletrônicos (tomadas), e com interruptores de liga/desliga de luzes, ventiladores entre outros.

Instalações, comerciais e industriais podem ter instalações mais complexas, pois necessitam de tensões maiores para operar certos tipos de equipamento, principalmente nas indústrias onde ocorrem processos de produção.

Levando em consideração todos esses fatores, preparamos cinco dicas que vão te ajudar no planejamento de segurança da sua empresa. Confira agora!

1 – Segurança na etapa do projeto

A dica para a primeira etapa da construção (projeto) está relacionado ao planejamento, nesse caso a segurança está em ter todos os processos, orçamentos etapas da construção e tarefas bem distribuídas e detalhadas, pois isso assegura que não haja atrasos nem situações de custo extra.

Por exemplo, é nesse momento que podemos definir a necessidade da locação de guindaste.

É importante definir como será disposto a energia elétrica para ceder iluminação nos pontos de construção, pois afinal de contas, o guindaste não poderá percorrer um caminho onde tenha fiação por exemplo.

2 – Segurança para atender todas às normas

No Brasil às construções são regidas por diversas normas técnicas, na construção é importante se atentar a todas elas, consultar o Site da ABNT ou procurar ajuda especializada no assunto para não ter problemas futuros.

3 – Segurança para a etapa de fundação e construção

No momento da construção é importante estar seguro sobre onde serão distribuídos a energia elétrica, onde ficarão disposto os terminais elétricos.

Outro ponto que ocorre nesse processo são os tratamentos químicos na tubulação, principalmente quando a tarefa exige tal tratamento, por exemplo:revestimento de cilindros, para distribuição de componentes químicos ao longo da planta.

4 – Acabamentos importantes

A última fase costuma trazer diversas dúvidas, pois está relacionado aos detalhes, de como será visto, neste momento é necessário para a segurança de todos aliar a estética, com a funcionalidade.

Para evidenciar um exemplo na prática, uma luminária a prova de explosão pode ser necessária, e então valerá a sua funcionalidade e segurança ao ambiente, ao invés de estética.

5 – Segurança dos colaboradores envolvidos

Em todas as etapas do projeto, é muito importante contar com profissionais competentes e capacitados, sejam eles ligados a construção, ou até mesmo os engenheiros envolvidos.

Certifique de ter todos os documentos devidamente ajustados e aprovados pelos órgãos competentes, a construção é um processo extremamente sério e que demanda assertividade para trazer ainda mais segurança.

Nos casos de rede elétrica por exemplo, é importante contar com um engenheiro elétrico para se responsabilizar pela obra, emitindo às ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

E por fim lembre-se, o dono da empresa é responsável pelo bem estar físico dos colaboradores e devem estar atentos a todos os riscos que suas instalações podem trazer a equipe.

Esse conteúdo foi escrito pela assessoria do Soluções Industriais em parceria com o blog Zeus do Brasil.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e sugestões de conteúdo aqui embaixo.

Nos siga no Facebook e Instagram também para ter acesso a conteúdos rápidos e bastidores da Zeus do Brasil.

Deixar uma resposta