Alumínio no hidrante: A norma permite o uso de conexões de alumínio no hidrante?

Afinal, a norma permite o uso de materiais alternativos ao latão nas conexões de caixas de mangueiras?

Comprar ou não conexões de alumínio para o hidrante? A norma permite o uso dessas conexões? Essas dúvidas acabam surgindo na cabeça de vários compradores na hora de decidir pelos materiais de latão ou alumínio.

Mas afinal, a norma permite ou não o uso dos esguichos, chaves e adaptadores de alumínio?

via GIPHY

As ABNT / NBRs 13714 e 14349, que regulamentam os sistemas de hidrante e conexões de hidrante, permitem sim o uso de materiais metálicos diferentes do latão nos adaptadores, chave storz e esguichos das caixas de mangueira.

Veja aqui nesse post todos os itens da caixa de mangueira.

E o bombeiro aprova?

Mesmo normatizado, as conexões de alumínio para hidrantes devem ter sua adequação técnica e especificações aprovadas pelo órgão regulador da região (bombeiros/órgãos fiscalizadores).

Porém, ter a aprovação se torna tranquilo quando apresentada a certificação e conformidade dos produtos.

Já que as conexões de alumínio têm resistência igual ou superior aos materiais de latão, tendo uma liga de material feita especificamente para esse tipo de uso, por que não usar?

Uso em áreas com alta umidade ou maresia

As conexões de alumínio não sofrem com oxidação, sendo ainda mais indicadas para uso em área sujeitas à maresia, alta umidade ou presença agentes corrosivos como amônia, alcoóis e vapores.

Vantagens das conexões em alumínio:

  • Frete mais barato – por serem mais leves, as conexões de alumínio para caixa de mangueiras/hidrantes possuem um frete mais barato quando comparamos peso.
  • Menor incidência de roubo – como o alumínio não tem um valor de venda alto, as conexões desse material não são extraviadas ou furtadas para a venda clandestina.
  • Maior resistência a impactos – mais leve e mais maleável que o latão, o alumínio injetado tem alta resistência a quedas e pancadas.

E aí? Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e sugestões de conteúdo aqui embaixo.

E nos siga no Facebook e Instagram também para conteúdos rápidos e bastidores da Zeus do Brasil.

2 comentários

  1. Parabéns pelo site.
    Ajuda em Norma Para Vidro Aramado, Sao Paulo – SP

Os comentários estão encerrados.