Como a tecnologia está impactando os meios de segurança

Não é nenhuma novidade que os avanços tecnológicos promovem inúmeras mudanças no nosso dia a dia, assim como na forma de trabalhar das empresas e indústrias.

Além de otimizar as atividades e garantir mais eficiência na produção, a tecnologia na gestão da segurança do trabalho está diretamente ligada a uma melhor gestão de riscos.

Engana-se quem pensa que ela se limita apenas a alguns aspectos do negócio.

Ela auxilia a empresa a calcular, dimensionar, fiscalizar e organizar suas tarefas em todas as áreas de atuação, inclusive, na saúde e segurança do trabalho.

Para falar um pouco mais sobre essa questão e abrir os olhos de muitos gestores sobre a relação da tecnologia e a segurança do trabalho, preparamos esse post para mostrar a importância e as vantagens desses dispositivos no ambiente de trabalho. Acompanhe!

Qual a importância da segurança do trabalho?

É fato que, cada vez mais, as empresas vem adotando medidas de segurança do trabalho, apesar do número de acidentes causados no ambiente de trabalho ainda serem altos.

A cada ano no Brasil, 700 mil pessoas sofrem acidentes durante o trabalho. Esses danos podem resultar em lesões, fraturas e, em casos mais sérios, até mesmo a morte.

De acordo com dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do trabalho, o Brasil registrou 16.455 mortes e 4.5 milhões de acidentes entre 2012 a 2018.

Ainda segundo o estudo, gastos da Previdência com Benefícios Acidentários somaram R$79 bilhões, e foram perdidos 351.7 milhões de dias de trabalho com afastamentos.

Ou seja, a segurança do trabalho é fundamental para todas as empresas, independente de porte ou segmento.

Como o próprio nome pressupõe, essas práticas tem como objetivo garantir e prevenir doenças no ambiente de trabalho. Quando a segurança é prioridade na empresa, a organização fica mais leve, os colaboradores se sentem mais valorizados e confiantes e, consequentemente, aumenta a produtividade.

Depois desse choque de realidade, que tal saber um pouco mais sobre as inovações tecnológicas da área? Vamos lá?!

Dispositivos tecnológicos na segurança do trabalho

Os setores administrativos são beneficiados pela otimização dos processos burocráticos e atividades diárias, como no envio digital de um envelope awb, por exemplo.

Entretanto, o processo produtivo é o que mais sofre influência da tecnologia, já que proporciona mais agilidade e eficiência na produção, além de garantir a segurança e o bem-estar dos funcionários. Veja!

Internet das Coisas IoT

O conceito por trás da IoT, mais conhecida como Internet das Coisas, revolucionou o uso da tecnologia, principalmente no meio de empresas e indústrias. Afinal, a internet alcança largamente vários setores.

A IoT permite a transmissão de dados e informações de forma rápida e prática e, ainda, cada vez mais segura.

Basicamente, ela está relacionada a uma comunicação imediata entre máquinas e dispositivos que utilizam a internet. Para os profissionais de segurança, é uma grande aliada para gerar relatórios com mais precisão e confiabilidade. Além do mais, ela pode ser aplicada em gerenciamento de riscos.

Robôs e drones

Parece loucura falar de robôs e drones, não é? Afinal, antigamente, era comum vermos esses dispositivos apenas em filmes de ficção científica. Felizmente hoje essa realidade mudou, e esses componentes são extremamente úteis na segurança do trabalho. Eles são capazes de substituir funcionários em áreas ou atividades mais perigosas.

É o caso, por exemplo, dos robôs utilizados em alpinismo industrial. Os drones, por sua vez, ajudam a verificar locais mais altos ou de fácil acesso. Com esses dispositivos, os colaboradores são poupados de atividades que coloquem suas vidas em risco.

Realidade virtual

Provavelmente você já foi ao shopping e viu um quiosque com jogos de videogame que acompanham óculos de realidade virtual, certo? Assim como a era do aplicativo Pokémon Go em 2016. Mas qual a relação com a segurança do trabalho?

A utilização desse dispositivo nas empresas está na possibilidade de realizar cursos, treinamentos e orientações muito mais eficientes. Com o auxílio de materiais sonoros e visuais, o colaborador consegue vivenciar situações que exigem conhecimentos práticos, como o uso de ferramentas e procedimentos obrigatórios em casos de acidentes.

Digital Twin

Digital Twin, em outras palavras, quer dizer Gêmeo Digital. A tecnologia se baseia na própria IoT, além de elaborar conceitos da Inteligência Artificial e Machine Learning.

É literalmente a face do futuro das empresas! E a melhor parte: capaz de aprimorar o desenvolvimento dos produtos e processos cada vez mais seguros e eficientes para a empresa.

Com ele, é possível criar uma réplica idêntica aos aspectos da produção, apresentando virtualmente os processos operacionais. Assim, é possível identificar com mais clareza eventuais riscos que não foram visualizados nas vistorias padrões.

Vantagens da tecnologia para a segurança do trabalho

Ainda não se convenceu das vantagens em investir na tecnologia para a segurança do trabalho? Então vamos falar um pouco mais sobre os impactos visíveis da inovação de produtos e processos dentro de uma empresa. Continue lendo!

Bom, não é segredo que a tecnologia proporciona mais rapidez e menos falhas durante a produção, não é? Dessa forma, todos os setores do negócio ganham mais eficiência, seja na parte produtiva ou administrativa.

Para os profissionais de segurança, plataformas e softwares de gestão de riscos fornecem melhores resultados, relatórios e análises de dados.

Outro ponto importante é a produtividade dos colaboradores. Afinal, é fato que funcionários que se sentem mais motivados tendem a ser mais produtivos. Primeiro pois irão perceber o investimento da empresa com sua saúde. Segundo que equipamentos e treinamentos inovadores causam interesse, além de um maior engajamento.

Portanto, deu para notar que os investimentos em tecnologia melhoram os níveis de segurança no ambiente de trabalho. Assim, você preserva a saúde da sua equipe, evita consequências financeiras e indenização legais em decorrência disso.

Claro, você ainda pode manter equipamentos mais tradicionais, como uma tela de proteção. Mas, é importante pensar que a tecnologia na segurança do trabalho chegou para ficar, viu?

Ao longo desse texto, nós citamos não só dispositivos que facilitam o trabalho do técnico, mas também o que pode otimizar grandemente a segurança dos colaboradores.

O que você tem feito para manter a segurança na sua indústria? Conta pra gente! Este produto foi produzido por Iago Martins, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Deixar uma resposta