Como utilizar o EPI em sua obra?

Contar com equipamentos de proteção individual em ambientes de trabalho que apresentam algum tipo de risco, é fundamental. Aprenda como identificar riscos e preveni-los nesse post.
trabalhadores-usando-epis-em-obra
Além da proteção, os capacetes também servem para identificar a função do trabalhador.

Contar com equipamento de proteção individual em obras e construções que apresentam algum tipo de risco, é fundamental.

Ainda mais quando falamos de obras, onde o uso se torna de fato indispensável.

Conseguir evitar possíveis acidentes, é muito importante para que os trabalhos consigam continuar de forma tranquila, tanto para empregadores como para trabalhadores da construção civil

Na construção, o primeiro passo é entender a importância dos EPIs para a saúde, tanto física quanto psicológica. A participação em palestras e programas conscientização, podem ser um bom auxílio para que o uso seja eficaz e constante dentro das obras.

EPIs na construção

A Norma Reguladora, NR 6, estabelece todos os produtos e equipamentos de proteção individual que os trabalhadores precisam usar quando estiverem exercendo suas atividades, equipamentos esses, que os protegem de acidentes de qualquer natureza.

Dentro da construção, é fundamental o uso, isso devido à quantidade de situações que podem acontecer e prejudicar a integridade física das pessoas que transitam pelas obras, por isso, é importante utilizar:

  • capacetes;
  • óculos de proteção;
  • protetores auriculares;
  • cintos de segurança;
  • sapatos de segurança;
  • luvas;
  • protetor solar;
  • máscaras e filtros, quando necessários.
epis-usados-na-construcao-civil
Capacetes, óculos, sapatos de segurança e luvas são os EPIs mais comuns nas obras da construção civil.

E todos esses equipamentos são de uso individual, portanto cada um dos funcionários presentes na construção precisam estar utilizando os seus.

Além disso, é necessário que placas de sinalização sejam colocadas por toda construção, de modo que as pessoas que circulam pela obra, tenham as informações necessárias sobre lugares, localização de equipamentos de segurança, como extintores e iluminações.

Nas construções, é possível encontrar também os mais diferentes tipos de máquinas, como máquinas de solda, máquinas de ranhura e de rosca, por isso, é preciso também contar com EPIs específicos para ter ainda mais segurança.

Os riscos presentes na construção

O uso de equipamentos de proteção nos ambientes de obra são tão importantes porque muitas são as situações de risco existentes nesses ambientes.

É possível que ocorra queda de objetos de peso, perfurações, cortes, problemas com fiação elétrica, contato direto com líquidos inflamáveis e outros tipos como os cimentos, os solventes e etc.,

Além do mais, o trabalho quando realizado em altura, é ainda mais perigoso. Por isso a atenção precisa ser redobrada e o uso fiscalizado.

A fiscalização

E como comentamos, a fiscalização do uso dos equipamentos precisa acontecer, e cabe aos empregadores, juntamente com os seus representantes realizar o acompanhamento e a fiscalização de uso, para ver se os funcionários estão usando corretamente.

A importância de contar com técnicos de trabalho nos ambientes de construção para que consigam supervisionar mestres de obras, pedreiros, ajudantes e serventes é grande, porque além disso, ele pode auxiliar esses profissionais a respeito de quaisquer dúvidas.

Mas um dos pontos mais importantes é realizar a conscientização dos funcionários a respeito da importância do uso, dessa forma, a fiscalização fica mais fácil e todos conseguem atingir os resultados desejados.

Saber da importância dos equipamentos de segurança dentro das construções é muito importante tanto para quem trabalha nessa área como para quem é leigo no assunto. Um trabalho bem feito é um trabalho feito com segurança.

Esse artigo foi escrito por Fernanda Silva, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e sugestões de conteúdo aqui embaixo.

Nos siga no Facebook e Instagram também para ter acesso a conteúdos rápidos e bastidores da Zeus do Brasil.

Deixar uma resposta