Entenda porque equipamentos de proteção são tão importantes

Todo tipo de atividade profissional apresenta algum tipo de risco à segurança física do trabalhador, descubra nesse post os porquês de utilizar os equipamentos de proteção.
disco-de-corte-preso-no-oculos-de-protecao
Óculos de proteção evita acidente com disco de corte quebrado.

Todo tipo de atividade profissional que apresente algum tipo de risco à segurança física do trabalhador, precisa contar com equipamentos de proteção individual e coletiva. Isso porque, eles ajudam a garantir a saúde e proteção dos funcionários.

A Norma Técnica NR 6 é que estabelece que os equipamentos de proteção sejam fornecidos de forma gratuita para o desempenho das atividades dentro da empresa.

O uso é importante pois garante que objetos, quedas, tropeços entre outros tipos de situações não machuquem nem causem danos às pessoas.

Quem precisa utilizar?

Muitas profissões precisam fazer uso dos equipamentos de proteção, pois atuam em situações que podem ser consideradas de risco, desde alto até mais baixo, são elas:

  • mecânicos;
  • eletricistas;
  • marceneiros;
  • funcionários de laboratório;
  • serralheiros;
  • ferramenteiros;
  • forneiros;
  • entre outros.

Mas antes de tudo, é preciso que a empresa realize um estudo mais aprofundado a respeito de riscos ocupacionais, de modo que os equipamentos certos possam ser distribuídos.

funcionario-industria-utilizando-equipamento-de-protecao-individual
Funcionários de indústria ou construção sempre devem utilizar os EPIS especificados para a função.

O que são os equipamentos?

Tratam-se de dispositivos ou produtos de utilização individual ou então coletiva com a intenção de proteger os trabalhadores.

Veja nesse post aqui como utilizá-los (ver post).

Equipamentos de uso coletivo

Estes são dispositivos usados no ambiente de trabalho, com a intenção de realizar a proteção contra riscos que são característicos.

Podem ser para avisar sobre a ventilação dos locais, fechamento acústico, proteção de partes móveis de equipamento e de máquinas, podendo ser máquina de corte a laser, máquina de solda, entre outros.

Todos esses riscos são apontados a partir da placas de sinalização, de modo que todas as pessoas presentes dentro da empresa consigam ver.

Equipamentos de uso individual

Já os equipamentos de utilização individual, são aqueles que podem ser de fato usados pelos trabalhadores, reduzindo os riscos que o trabalhador pode correr.

E para cada tipo de profissão, existe um EPI diferente que precisa ser utilizado dentro da empresa, no decorrer de todo horário de trabalho.

Cada parte do corpo pode contar com um equipamento diferente, o qual, consegue proteger o trabalhador de forma diversas.

É possível encontrar equipamentos para proteção auditiva, como protetores auriculares ou abafadores de ruídos. Para proteger a área respiratória, há as máscaras e filtros.

Para a proteção do rosto e dos olhos, existem os óculos e também as viseiras. Já para proteger a cabeça do trabalhador, os capacetes são fundamentais.

As mãos e os braços podem contar com luvas e mangotes. E as pernas e os pés contam com sapatos, botas e botinas de segurança capazes de proteger contra quedas de objetos e batidas, diferentes de calçados comuns.

E por fim, para que o funcionário que trabalha com altura consiga ficar protegido contra quedas, os cintos de segurança e talabartes podem ser a melhor opção.

Trabalho seguro

Todo trabalhador precisa ter total segurança para realizar suas funções e com isso, tranquilidade, por razão disso, o uso de equipamentos de segurança se torna tão importante e necessário.

Por isso, saber a respeito de cada tipo de equipamento, onde de fato utilizá-lo, as normas que regem as atividades, é essencial.

Esse artigo foi escrito por Fernanda Silva, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e sugestões de conteúdo aqui embaixo.

Nos siga no Facebook e Instagram também para ter acesso a conteúdos rápidos e bastidores da Zeus do Brasil.

Deixar uma resposta