Hidrante de coluna: o que é e quais são as peças necessárias para montagem?

Cada vez mais comuns nos Brasil, os hidrantes de coluna, ou de praça pública são compostos por várias peças. Confira aqui nesse post como eles são montados.
Hidrante de coluna com vazão de água.
Hidrante de coluna com vazão de água.

O hidrante de coluna, ou hidrante urbano é cada vez mais comum em vias públicas, condomínios residenciais e loteamentos no Brasil.

Na maioria das vezes é a primeira imagem que nos vem à cabeça quando pensamos na palavra “hidrante”. Visto em filmes, na maioria das vezes explodindo.

via GIPHY

Componentes do hidrante de coluna

O hidrante de coluna é exigido por norma (ABNT NBR 5667-1:2006) e é composto por 4 peças. Acompanhe na lista abaixo os componentes de um hidrante e para que serve cada um deles:

  • 1. O próprio hidrante. Fabricado em aço fundido, normalmente nas cores vermelha ou amarela, atua como um terminal com duas saídas, e sua polegada varia conforme a necessidade da área de instalação.
  • 2. A tampa de ferro fundido. É um acesso à válvula tipo gaveta que fica subterrânea na lateral do hidrante de coluna.
  • 3. Curva de ferro fundido dissimétrica. Responsável por ligar o hidrante até à válvula gaveta.
  • 4. A válvula de corte geral, do tipo gaveta, utilizada para liberar ou bloquear a água em situações de combate a incêndios. A válvula nos hidrantes de coluna normalmente não possui volante (manopla), o que impede a abertura indevida por pessoas não autorizadas.
Componentes padrão do hidrante de coluna, ou hidrante de praça pública,
Componentes do hidrante de coluna padrão ABNT

Também acompanham os kits de hidrantes, os parafusos, porcas e demais materiais para instalação, e é sempre importante conferir a resistência desses materiais também.

O hidrante de coluna fica localizado na rua e é um pouco diferente do hidrante de recalque, que já vimos aqui nesse post.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e sugestões de conteúdo aqui embaixo.

Nos siga no Facebook e Instagram também para conteúdos rápidos e bastidores da Zeus do Brasil.

Deixar uma resposta