Usados para condução de diversos materiais, os tubos de cobre são divididos em três classes, variando entre o material conduzido, resistência e espessura do material.
Não existe uma aplicação 100% correta das classes quanto os materiais, e sempre se dele levar em consideração a recomendação e orientação do projeto.

Classes de tubo mais comuns
- Os tubos de classe E ou classe leve, normalmente são usados para a condução água fria ou quente, e dos três são os que possuem menor resistência à pressão.
- Os tubos de classe A, também chamados de classe média, resistem a pressões maiores do que os E e normalmente são utilizados para condução de gases combustíveis (GLP, gás natural) e gases medicinais como o oxigênio.
- Por último, a NBR também contempla os tubos de classe I, ou classe pesada, que são usados para conduzir vapor e gases em alta pressão.
Identificação das classes
Além da espessura, que pode ser verificada com a ajuda de um paquímetro, os tubos devem ter impresso ao longo do seu comprimento a classe a qual pertencem.
Nas pontas do tubo também costumam existir ponteiras que identificam a classe do tubo, por um padrão comercial se definiram as seguintes cores:
- Classe E – Verde
- Classe A – Amarelo
- Classe I – Azul