Três dicas que podem evitar acidentes

Neste artigo, queremos te passar três dicas que são muito importantes para que a segurança no trabalho possa acontecer.
trabalhador-da-construcao-usando-cinto-de-seguranca
Utilizar equipamentos de segurança previne acidentes.

Nas mais diferentes áreas de atuação, é possível que acidentes de trabalho possam acontecer, dessa forma, estamos todos arriscados a termos problemas.

O número de acidentes que ocorrem dentro do ambiente de trabalho, cresce a cada ano, por isso, é muito importante a conscientização e mais do que isso, buscar evitar ao máximo qualquer tipo de incidente.

Neste artigo, queremos te passar três dicas que são muito importantes para que a segurança no trabalho possa acontecer.

Use os equipamentos

A primeira dica é essencial e grande parte dos ambientes de trabalho que apresentam algum tipo de risco, sabem da importância, que é o uso de equipamento de proteção individual.

É uma dica quase clichê, mas que muita gente esquece da importância. Os óculos de proteção, sapatos de segurança, protetores auriculares, máscaras, capacetes, luvas, entre outros equipamentos são muito importantes.

Com eles, a integridade física dos trabalhadores é mantida. Existem algumas empresas, que para conseguir manter isso, realizam fiscalizações de controle do uso dos equipamentos.

Veja nesse post aqui como utilizar os seus EPIs (ver post).

Sem pressa

Uma outra dica super importante se baseia em realizar o trabalho com tranquilidade e no tempo certo. A pressa é inimiga da perfeição, como já dizia o ditado popular.

Muitos acidentes de trabalho, geralmente acontecem quando existe muita pressa envolvida. Quando se trabalha com máquinas, das mais variadas, como máquina de corte a laser ou máquina de solda, por exemplo, é preciso paciência e atenção ao executar as atividades.

E quando falamos em máquinas, é preciso lembrar que quem manda nas máquinas são os operadores. Por isso, é necessário sempre averiguar o funcionamento dos equipamentos antes de iniciar os trabalhos, priorizando assim, segurança e integridade física.

E quando falamos sobre os equipamentos que contam com riscos maiores, é importante que as atividades sejam realizadas com paciência e tranquilidade, garantindo um resultado bom e acidentes zero.

Preparar antes de começar

Muitos acidentes também acontecem porque o trabalhador não sabe executar a função ao certo, quando falamos sobre outro tipo de atividade que não a sua.

Por isso, a última dica gira em torno de aprender as novas funções antes de executá-las. Isso promove segurança ao funcionário, além de mais qualidade nas atividades, que quando realizadas por alguém que sabe, os riscos de erros e prejuízos são menores.

Dicas extras

Mas como uma boa dica nunca é demais, ainda existem mais algumas que você pode se atentar para garantir a segurança no ambiente de trabalho.

Atenção e cuidado com as ferramentas de trabalho é algo fundamental. Geralmente em indústrias, construções, obras, muitos materiais que são utilizados são considerados perigosos, por isso, é preciso cuidado ao manuseá-los.

E para que a atenção esteja 100% nas atividades que precisam ser desenvolvidas, é preciso evitar as distrações e brincadeiras nos horários de trabalho, dessa forma, a atenção se volta ao que realmente interessa.

Evitar acidentes de trabalho é sinal de tranquilidade para empregador e empregado, ambos saem contentes e conseguem bons resultados. Assim, no tempo livre, é possível desfrutar de momentos de lazer sem preocupações.

Esse artigo foi escrito por Fernanda Silva, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e sugestões de conteúdo aqui embaixo.

Nos siga no Facebook e Instagram também para ter acesso a conteúdos rápidos e bastidores da Zeus do Brasil.

Deixar uma resposta